Cátedra Poesia e Transcendência

A Cátedra Poesia e Transcendência [CPT] | Sophia de Mello Breyner Andresen foi instituída no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa em 2006, com um carácter multidisciplinar e intercultural, e com o objetivo de estudar as relações entre poesia e transcendência em autores portugueses e estrangeiros.
Entre 2006 e 2013, a Cátedra de Sophia [como é conhecida] foi dirigida por Arnaldo de Pinho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da UCP. Durante esse período foram organizados dois seminários: nos cinquenta anos de vida literária de Fernando Echevarría [2006] e nos trinta anos da morte de Ruy Belo [2008].
Em 2013, por indicação de Arnaldo de Pinho, Joaquim Azevedo nomeou José Rui Teixeira diretor e presidente do Conselho Científico.
Desde então, a CPT organizou, coorganizou ou fez-se representar em quase cem iniciativas de natureza académica e cultural, desenvolveu e participou em projetos de investigação, coordenou cientificamente cursos e edições; e desenvolveu parcerias com o propósito de promover cooperação específica, académica e cultural, com outras cátedras e com centros de investigação na Europa e na América Latina.
No dia 6 de novembro de 2013, no 94.º aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a CPT reapresentou-se à comunidade académica do Centro Regional do Porto da UCP, com intervenções de Arnaldo de Pinho e de José Rui Teixeira, e com a evocação da memória de Sophia, por Maria João Reynaud.


Triénio 2014-2016

No dia 14 de novembro de 2014, foi assinado um convénio entre o Centro Regional do Porto da UCP e a Universidad Pontificia de Salamanca, com o propósito de regular a cooperação académica e cultural entre a CPT e o Instituto de Pensamiento Iberoamericano.
Em Buenos Aires, no dia 16 de maio de 2016, integrou a Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología.

Nesses três anos, a CPT organizou três colóquios:
– Colóquio “Os versos de luz por escrever”, no 85.º aniversário da morte de Guilherme de Faria. UCP Porto, 4 de janeiro de 2014.
– Colóquio “Um outro longe”, no 10.º aniversário da morte de Sophia de Mello Breyner Andresen. Evocação da memória de Sophia de Mello Breyner Andresen por Valter Hugo Mãe. UCP Porto, 1-2 de julho de 2014.
– I Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Estética e Mística”. Entre os conferencistas, o poeta argentino Hugo Mujica e o filósofo espanhol Miguel García-Baró. UCP Porto, 2-4 de julho de 2015.

Na Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, em Barcelona, a CPT organizou as duas primeiras edições do curso de verão “Estética e Transcendência” [24-29 de julho de 2015 e 13-18 de junho de 2016].
Organizou ainda – nesse triénio – um encontro com o poeta Jorge Melícias [19 de junho de 2014] e três importantes evocações da memória: de Guerra Junqueiro, com intervenções de Henrique Manuel Pereira e António Cândido Franco [24 de abril de 2015]; de Mário de Sá-Carneiro [26 de abril de 2016] e de António Pedro [26 de novembro de 2016].

A CPT coorganizou – com a Faculdade de Teologia da UCP e com o Instituto de Filosofia da FLUP, na UCP Porto – duas sessões “Porto Culto do Século XX”: homenagens ao poeta e ensaísta Fernando Guimarães [22 de maio de 2014] e ao escultor José Rodrigues [20 de novembro de 2014].
Coorganizou ainda – com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano – as VIII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Poesia e Filosofia de Fronteira: diálogos e intertextualidades” [Universidad Pontificia de Salamanca, 5-6 de maio de 2016].

No dia 6 de março de 2015, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre “O lugar de Deus na poesia contemporânea”, sessão organizada pelo Instituto de Pensamiento Iberoamericano, na Universidad Pontificia de Salamanca. No dia 27 de abril de 2016, pronunciou a conferência “Literatura & Deus”, no âmbito do projeto Literatura & Etc., Perpetuum mobile: Poéticas da Errância na Literatura e na Cultura, desenvolvido pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

A CPT esteve representada pelo seu diretor na cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Sophia de Mello Breyner Andresen, no dia 2 de julho de 2014, e em quase vinte eventos académicos e/ou literários, entre os quais se destacam:
– Colóquio Internacional “Filosofia e Literatura: Palavra, Escuta e Silêncio”. Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. FLUP, 6 de dezembro de 2013.
– 4.º Seminário “Redenção e Escatologia no Pensamento Português”. Instituto de Filosofia da FLUP e Centro de Estudos de Filosofia da UCP. UCP Porto, 3 de abril de 2014.
– VII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “O Tema do Homem na Literatura Hispano-Portuguesa Contemporânea”. Instituto Superior de Pensamiento Iberoamericano. Universidad Pontificia de Salamanca, 8 de maio de 2014.
– Congresso Internacional “Filosofia e Poesia”. Instituto de Filosofia da FLUP. FLUP, 13 de abril de 2015.
– Colóquio “A Poesia da Saudade”, com intervenções de António Cândido Franco, José Carlos Seabra Pereira, José Rui Teixeira e Nuno Júdice, no contexto da doação da Biblioteca Paço d’Arcos à Fundação D. Luís I. Biblioteca da Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, Cascais, 11 de julho de 2015.
– Colloque international “Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal [XIXe-XXe siècles]”. Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones]. Université Paris-Sorbonne, 15 de outubro de 2015.
– Colóquio “Textualidade[s] & Memória[s]: permanência, rotura, controvérsia”. Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. FLUP, 20 de novembro de 2015
– Colóquio “A glória do esquecimento: 70 anos sobre a morte de Afonso Lopes Vieira”. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Leiria, 26 de janeiro de 2016.
– Colloque international “Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres”. Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones]. Université Paris-Sorbonne, 15 de abril de 2016.
– VI Congreso Internacional de Literatura, Estética y Teología: “El amado en el amante: figuras, textos y estilos del amor hecho historia”. Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología. Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires, 17 de maio de 2016.
– Celebração do 20.º aniversário da carreira literária de Valter Hugo Mãe: “A Academia sobre a obra de Valter Hugo Mãe”. Porto Editora. Casa da Música [Porto], 2 de outubro de 2016.
– 7.º Seminário “Redenção e Escatologia no Pensamento Português”. Instituto de Filosofia da FLUP e Centro de Estudos de Filosofia da UCP. FLUP, 12 de dezembro de 2016.


Triénio 2017-2019

No dia 25 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro, a CPT esteve representada na Assembleia Geral da Associação Latino-americana de Literatura e Teologia. Com intervenções sobre a poesia de Daniel Faria, esteve representada na inauguração da Casa de la Poesía San Juan de la Cruz [CITeS – Universidad de la Mística, Ávila, 15 de novembro de 2018].
Na Maison du Portugal – Cité Internacionale Universitaire de Paris, no dia 24 de março de 2019, José Rui Teixeira evocou a memória de Sophia de Mello Breyner Andresen: “No tempo divido: mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia”. No dia 3 de maio desse mesmo ano, pronunciou uma conferência sobre “A visão do Paraíso de Dante”, sessão organizada pela Associazione Socio Culturale Italiana del Portogallo – Dante Alighieri, na Igreja dos Clérigos [Porto].

A CPT organizou quatro colóquios durante este triénio:
– II Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Nascidas do sangue das palavras” [vozes e universos poéticos femininos]. Destacam-se as intervenções de Ana Paixão, José Tolentino Mendonça, Luís Adriano Carlos, Daniela Camacho [México], María Negroni [Argentina] e Miriam Reyes [Espanha]. UCP Porto, 2-5 de julho de 2017.
– Colóquio “Lembranças de não sei onde, Saudades de não sei quando”, no 111.º aniversário do nascimento do poeta Guilherme de Faria. UCP Porto, 6 de outubro de 2018.
– Colóquio Literatura e Soteriologia, com a presença dos escritores Miriam Reyes, Rui Nunes e Valter Hugo Mãe. UCP Porto, 30 de março de 2019.
– I Colóquio internacional TEOTOPIAS: “Trazida ao espanto da luz”, no centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para além dos portugueses Ana Paixão, Luís Adriano Carlos, José Carlos Seabra Pereira, entre outros, destacam-se as intervenções de Miguel García-Baró e Pedro Rodríguez Panizo [Espanha], Cecilia Avenatti de Palumbo [Argentina] e Maria Clara Bingemer [Brasil]. UCP, 8-9 de novembro de 2019.

A CPT organizou dois encontros de escritores: “Um texto indefeso”, com Jorge Melícias, Rui Nunes e Valter Hugo Mãe [16 de setembro de 2017]; e “Equinócio de outono”, com Carlos Alberto Braga, Jorge Melícias, Jorge Teixeira, José Pedro Angélico, Martín López-Vega e Valter Hugo Mãe [23 de novembro de 2019].
Na Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, em Barcelona, organizou três edições do curso de verão “Estética e Transcendência” [25-30 de julho de 2017, 26-31 de julho de 2018 e 25-30 de julho de 2019].

Com a Faculdade de Teologia da UCP, a CPT coorganizou o Colóquio internacional “Homenagem a Raul Brandão nos 150 anos do seu nascimento e no centenário de Húmus” [UCP Porto, 15-16 de março de 2017]. Com o Instituto Superior de Pensamiento Iberoamericano, coorganizou as IX Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Iberismo e identidade cultural ibérica” [Universidad Pontificia de Salamanca, 10-11 de maio de 2018]. Com as Cátedras José Saramago [Universitat Autònoma de Barcelona] e Mário Cesariny [Universitat de les Illes Balears], coorganizou o Colóquio internacional “Centenário das conferências que Teixeira de Pascoaes proferiu no Institut d’Estudis Catalans, em Barcelona”. [EOI Barcelona-Drassanes, 26 de outubro de 2018]. Com o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, coorganizou o Colóquio “A poética de Fátima” [UCP Porto, 18 de maio de 2019]. E com a Associação Casa Daniel e a Câmara Municipal de Tabuaço, coorganizou o Colóquio “Se acender a luz não morrerei sozinho”, no vigésimo aniversário da morte de Daniel Faria [Tabuaço, 8-9 de junho de 2019].

Nesse triénio, a CPT esteve representada e em mais de trinta eventos académicos e/ou literários, entre os quais se destacam:
– Congresso Internacional do Triénio Pascoalino. Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Centro Cultural de Amarante, 31 de março de 2017.
– Apresentação de Pequeno caminho das grandes perguntas, de José Tolentino Mendonça. Porto de Encontro: “À conversa com escritores” – Porto Editora. Teatro Nacional São João, Porto, 7 de outubro de 2017.
– Congresso Internacional “1867 – um ano de gigantes”. Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Biblioteca Nacional de Portugal [Lisboa], 23 de outubro de 2017.
– VII Xunta d’Escritores Asturianos: “En perspectiva. La lliteratura asturiana vista dende fuera”. Teatru Riera, Villaviciosa [Astúrias], 29 de outubro de 2017.
– IX Jornades de Cultura Portuguesa. Cátedra Mário Cesariny, da Universitat de les Illes Balears, e Instituto Camões. Palma de Maiorca, 12 de dezembro de 2017.
– Colóquio Internacional no Centenário do Nascimento de Dalila Pereira da Costa. Instituto de Filosofia da FLUP e Faculdade de Teologia da UCP. FLUP e UCP Porto, 4-6 de março de 2018.
– VII Congresso Internacional de Literatura e Teologia: “Teopoética: Mística e Poesia”. Associação Latino-americana de Literatura e Teologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 26-28 de setembro de 2018.
– Jornadas “Celebrar Sophia no centenário do seu nascimento”. Cátedra Mário Cesariny, da Universitat de les Illes Balears. Palma de Maiorca, 2-3 de outubro de 2019.
– Colóquio Internacional “Sophia e o Nome das Coisas – Pensamento e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”. Instituto de Filosofia da Faculdade da FLUP. FLUP, 6 de novembro de 2019.
– IV Jornadas Internacionais José Saramago. Cátedra José Saramago, da Universidade de Vigo. Pontevedra, 2-4 de dezembro de 2019.