Cátedra Poesia e Transcendência

A Cátedra Poesia e Transcendência [CPT] | Sophia de Mello Breyner Andresen foi instituída no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa em 2006, com um carácter multidisciplinar e intercultural, e com o objetivo de estudar as relações entre poesia e transcendência em autores portugueses e estrangeiros.
Entre 2006 e 2013, a Cátedra de Sophia [como é conhecida] foi dirigida por Arnaldo de Pinho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da UCP. Durante esse período foram organizados dois seminários: nos cinquenta anos de vida literária de Fernando Echevarría [2006] e nos trinta anos da morte de Ruy Belo [2008].
Em 2013, por indicação de Arnaldo de Pinho, Joaquim Azevedo nomeou José Rui Teixeira diretor e presidente do Conselho Científico.
Desde então, a CPT organizou, coorganizou ou fez-se representar em quase cem iniciativas de natureza académica e cultural; desenvolveu e participou em projetos de investigação; protocolou parcerias com instituições europeias e sul-americanas [outras cátedras, institutos, associações e centros de investigação]; coordenou cientificamente cursos e edições.
No dia 6 de novembro de 2013, no 94.º aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a CPT reapresentou-se à comunidade académica do Centro Regional do Porto da UCP, com intervenções de Arnaldo de Pinho e de José Rui Teixeira, e com uma evocação da memória de Sophia por Maria João Reynaud.
Destacamos aqui alguns dos acontecimentos mais relevantes:


Triénio 2014-2016

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 04-01-2014
Organização do Colóquio “Os versos de luz por escrever”, no 85.º aniversário da morte de Guilherme de Faria.

Universidad Pontificia de Salamanca | 08/09-05-2014
Representação nas VII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “O Tema do Homem na Literatura Hispano-Portuguesa Contemporânea”.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 01-07-2014
Organização do Colóquio “Um outro longe”, no 10.º aniversário da morte de Sophia de Mello Breyner Andresen [evocação da memória de Sophia por Valter Hugo Mãe].

Panteão Nacional [Lisboa] | 02-07-2014
Representação na cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Sophia de Mello Breyner Andresen.

Universidad Pontificia de Salamanca | 14-11-2014
Assinatura de um convénio com o propósito de regular a cooperação académica e cultural com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano, da Universidad Pontificia de Salamanca.

Universidad Pontificia de Salamanca | 06-03-2014
Conferência de José Rui Teixeira: “O lugar de Deus na poesia contemporânea”. Sessão organizada pelo Instituto de Pensamiento Iberoamericano, da Universidad Pontificia de Salamanca.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 02/04-07-2015
Organização do I Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Estética e Mística” [entre os conferencistas, o poeta argentino Hugo Mujica e o filósofo espanhol Miguel García-Baró].

Université Paris-Sorbonne | 15-10-2015
Representação no Colloque international “Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal [XIXe-XXe siècles]”, organizado pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones], da Université Paris-Sorbonne.

Universidade do Porto | 20-11-2015
Representação no Colóquio “Textualidade[s] & Memória[s]: permanência, rotura, controvérsia”, organizado pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Université Paris-Sorbonne | 15-04-2016
Representação no Colloque international “Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres”, organizado pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones], da Université Paris-Sorbonne.

Universidade de Aveiro | 27-04-2015
Conferência de José Rui Teixeira: “Literatura & Deus”, no âmbito do projeto Literatura & Etc., Perpetuum mobile: Poéticas da Errância na Literatura e na Cultura, desenvolvido pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Universidad Pontificia de Salamanca | 05/06-05-2016
Coorganização, com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano, das VIII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Poesia e Filosofia de Fronteira: diálogos e intertextualidades”.

Pontificia Universidad Católica Argentina [Buenos Aires] | 16/19-05-2016
Em Buenos Aires, a CPT integrou a Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología. Nos dias seguintes, esteve representada no VI Congreso Internacional de Literatura, Estética y Teología: “El amado en el amante: figuras, textos y estilos del amor hecho historia”.


Triénio 2017-2019

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 15/16-03-2017
Coorganização, com a Faculdade de Teologia da UCP, do Colóquio internacional “Homenagem a Raul Brandão nos 150 anos do seu nascimento e no centenário de Húmus”.

Centro Cultural de Amarante | 31-03-2017
Representação no Congresso Internacional do Triénio Pascoalino, organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 02/05-07-2017
Organização do II Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Nascidas do sangue das palavras” [vozes e universos poéticos femininos] [com intervenções de Ana Paixão, José Tolentino Mendonça, Daniela Camacho, María Negroni e Miriam Reyes].

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 16-09-2017
Organização da sessão “Um texto indefeso”, com os escritores Jorge Melícias, José Rui Teixeira, Rui Nunes e Valter Hugo Mãe.

Teatro Nacional São João [Porto] | 07-10-2017
José Rui Teixeira apresentou o livro ‘Pequeno caminho das grandes perguntas’, de José Tolentino Mendonça. Porto de Encontro: “À conversa com escritores”, organizado pela Porto Editora.

Biblioteca Nacional de Portugal [Lisboa] | 23-10-2017
Representação no Congresso Internacional “1867 – um ano de gigantes”, organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Teatru Riera, Villaviciosa [Astúrias] | 29-10-2017
Representação na VII Xunta d’Escritores Asturianos: “En perspectiva. La lliteratura asturiana vista dende fuera”, organizada pela Conseyería d’Educación y Cultura del Principáu d’Asturies.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 12-12-2017
Representação nas IX Jornades de Cultura Portuguesa, organizadas pela Cátedra Mário Cesariny e pelo Instituto Camões.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 04/06-03-2018
Representação no Colóquio Internacional no Centenário do Nascimento de Dalila Pereira da Costa, organizado pelo Instituto de Filosofia da FLUP e pela Faculdade de Teologia da UCP Porto.

Universidad Pontificia de Salamanca | 10/11-05-2018
Coorganização, com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano, das IX Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Iberismo e identidade cultural ibérica”.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | 25/28-09-2018
No Rio de Janeiro, a CPT participou na Assembleia Geral da Associação Latino-americana de Literatura e Teologia. Nos dias seguintes, esteve representada no VII Congresso Internacional de Literatura e Teologia: “Teopoética: Mística e Poesia”.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 06-10-2018
Organização do Colóquio “Lembranças de não sei onde, Saudades de não sei quando”, no 111.º aniversário do nascimento do poeta Guilherme de Faria.

EOI Barcelona-Drassanes | 26-10-2018
Coorganização, com as Cátedras José Saramago [Universitat Autònoma de Barcelona] e Mário Cesariny [Universitat de les Illes Balears], do Colóquio internacional “Centenário das conferências que Teixeira de Pascoaes proferiu no Institut d’Estudis Catalans, em Barcelona”.

CITeS – Universidad de la Mística [Ávila] | 15-11-2018
Representação na inauguração da Casa de la Poesía San Juan de la Cruz.

Cité Internacionale Universitaire de Paris | 24-03-2019
Conferência de José Rui Teixeira: “‘No tempo divido’: mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia”, numa evocação da memória de Sophia Mello Breyner Andresen, organizada pela Maison du Portugal, Cité Internacionale Universitaire de Paris.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 30-03-2019
Organização da sessão “Literatura e Soteriologia”, com os escritores José Rui Teixeira, Miriam Reyes, Rui Nunes e Valter Hugo Mãe.

Igreja dos Clérigos [Porto] | 03-05-2019
Conferência de José Rui Teixeira: “A visão do Paraíso de Dante”, numa sessão organizada pela Associazione Socio Culturale Italiana del Portogallo – Dante Alighieri.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 18-05-2019
Coorganização, com o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, do Colóquio “A poética de Fátima”.

Câmara Municipal de Tabuaço | 08/09-06-2019
Coorganização, com a Associação Casa Daniel e o Município de Tabuaço, do Colóquio “Se acender a luz não morrerei sozinho”, no vigésimo aniversário da morte de Daniel Faria.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 02/03-10-2019
Representação nas Jornadas “Celebrar Sophia no centenário do seu nascimento”, organizadas pela Cátedra Mário Cesariny e pelo Instituto Camões.

Faculdade de Letras da Universidade do Porto | 06-11-2019
Representação no Colóquio Internacional “Sophia e o Nome das Coisas. Pensamento e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”, organizado pelo Instituto de Filosofia da FLUP.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 08/09-11-2019
Organização do I Colóquio internacional TEOTOPIAS: “Trazida ao espanto da luz”, no centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Neste contexto, foi apresentada uma medalha comemorativa do centenário do nascimento de Sophia: “Trazida ao espanto da luz”, da autoria de Avelino Leite.

Universidade de Vigo [Pontevedra] | 02/04-12-2019.
Representação nas IV Jornadas Internacionais José Saramago, organizadas pela Cátedra José Saramago e pelo Instituto Camões.


Triénio 2020-2022

Universidade Católica Portuguesa [Braga] | 07-01-2020
Coordenação da aula aberta: “Daniel Faria: poesia e transcendência”, organizada pela Faculdade de Teologia da UCP Braga

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 12-03-2020
Coordenação da aula aberta: “Cristianismo e Literatura: uma leitura dos ‘Contos Exemplares’ de Sophia”, organizada pela Escola de Direito da UCP Porto.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 17/18-03-2021
Coorganização, com a Cátedra Mário Cesariny e o Instituto Camões, do III Seminário internacional Palavra/Imagem [em homenagem a Artur do Cruzeiro Seixas].

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço [Guarda] | 08-06-2021
Conferência de José Rui Teixeira: “A Ibéria e a Europa nas perspetivas de António Sardinha, Fernando Pessoa e Mário Saa”, no ciclo de conferências internacionais “A Europa dos Escritores”, organizado pelo Município da Guarda.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 08-10-2021
Coordenação da aula aberta: “Cristianismo e Literatura: uma leitura dos ‘Contos Exemplares’ de Sophia”, organizada pela Escola de Direito da UCP Porto.

Université Paris-Nanterre | 23-09-2021
Apresentação do livro de Gonçalo Cordeiro: ‘O Poeta-Teólogo Revisitações literárias do imaginário bíblico em alguma poesia portuguesa do século XX’. Sessão organizada pelo CRILUS e pela Cátedra Lindley Cintra.

Pontificia Universidad Católica de Chile [Santiago do Chile] | 25/28-10-2021
Em Santiago do Chile, a CPT participou na Assembleia Geral da Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología. Nos dias seguintes, esteve representada no VIII Congreso Internacional de Literatura, Estética y Teología: “La salvación y sus rostros: teopoéticas del mal y la redención”.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 04/06-11-2021
Organização do II Colóquio internacional TEOTOPIAS: “A violenta escuridão de se abeirar da luz”, no cinquentenário do nascimento de Daniel Faria. No dia 6 de novembro foi inaugurado o Memorial de Sophia: “Trazida ao espanto da luz”, da autoria de Avelino Leite.

Biblioteca Municipal Albano Sardoeira [Amarante] | 04-12-2021
Coorganização, com o Município de Amarante, da evocação da memória de Maria Eulália Macedo e da apresentação do livro ‘O meu chão é de vertigem’.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 15/16-12-2022
Coorganização, com a Cátedra Mário Cesariny e o Instituto Camões, do IV Seminário Internacional Palavra/Imagem [em homenagem a Manuel António Pina].

Universitat de València | 29-04-2022
Coorganização, com o Instituto Camões, de uma sessão sobre literatura portuguesa contemporânea, na Facultat de Filologia, Traducció i Comunicació da Universitat de València.

Reitoria da Universidade do Porto | 02-05-2022
Organização da apresentação de ‘Tudo o que arde morre iluminando’, antologia da poesia de Hugo Mujica, com a presença do poeta argentino, de José Rui Teixeira e de Valter Hugo Mãe.

Biblioteca Municipal Florbela Espanca [Matosinhos] | 07-05-2022
Coorganização, com o Município de Matosinhos, da apresentação de ‘Só’, de António Nobre, com intervenções de José Carlos Seabra Pereira e José Rui Teixeira.

Universidade Pontificia de Salamanca, 12-13 de maio de 2022.
Coorganização, com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano, das X Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Utopias, distopias e eutopias. Ressonâncias na filosofia e na literatura contemporâneas”.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 22-06-2022
Representação no Colóquio “A obra e o pensamento de Arnaldo de Pinho [nos seus oitenta anos]”, organizado pela Faculdade de Teologia da UCP Porto.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 07-10-2022
Coorganização, com a Cátedra Mário Cesariny e o Instituo Camões, das XII Jornades de Cultura Portuguesa.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 07-10-2022
Coorganização, com a Cátedra Mário Cesariny e o Instituto Camões, do V Seminário Internacional Palavra/Imagem [em homenagem a José Saramago].

Università degli Studi Roma Tre | 27-10-2022
Coorganização, com a Cátedra José Saramago e o Instituto Camões, de uma sessão sobre “Perspectivas da literatura portuguesa à luz do centenário do nascimento de José Saramago”.

Universidad Autónoma de Madrid | 23-11-2022
Representação no Seminário internacional “O século de Saramago”, organizado pelo Instituto Camões e pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Autónoma de Madrid.

Biblioteca Municipal Almeida Garrett [Porto] | 26-11-2022
José Rui Teixeira apresentou a tradução dos ‘Evangelhos apócrifos’, tradução de Frederico Lourenço. Porto de Encontro: “À conversa com escritores”, organizado pela Porto Editora.

Museu Nacional Soares dos Reis [Porto] | 18-12-2022
José Rui Teixeira apresentou o livro ‘Metamorfose necessária. Reler São Paulo’, de José Tolentino Mendonça, sessão organizada pela Porto Editora.


Triénio 2023-2025

Universidade de Coimbra | 10-02-2023
Coordenação da aula aberta: “O amor e a amizade nos escritos de Paulo de Tarso: a aculturação do ágape no mundo clássico”, organizada pelo Mestrado em Estudos Clássicos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Biblioteca Municipal Albano Sardoeira [Amarante] | 04-03-2023
Coorganização, com o Município de Amarante, da evocação da memória de Teixeira de Pascoaes e da apresentação do vol. I da sua ‘Poesia’.

Reitoria da Universidade do Porto | 18-13-2023
Organização da apresentação do livro ‘Lusitânia no Bairro Latino. Poemas de Paris’, de António Nobre.

Universidade de Évora | 18-04-2023
Representação no Colóquio “Daniel Faria: a arte entre silêncios”, organizado pelo Mestrado em Literatura, do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 29-09-2023
Representação na sessão de abertura do ano académico 2023.24 da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Universitat de les Illes Balears [Palma de Maiorca] | 06-10-2023
Coorganização, com a Cátedra Mário Cesariny e o Instituto Camões, do VI Seminário Internacional Palavra/Imagem [em homenagem a Mário Cesariny].

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 18-10-2023
Coordenação da aula aberta: “Cristianismo e Literatura: uma leitura dos ‘Contos Exemplares’ de Sophia”, organizada pela Escola de Direito da UCP Porto.

Universidade Católica Portuguesa [Porto] | 03/04-11-2023
Organização do III Colóquio internacional TEOTOPIAS: “Com que lâmpada exploraríamos o coração do sol?”, no centenário do nascimento de Eduardo Lourenço.